dezembro 03, 2004

A democracia é mais que o domínio da maioria

Naturalmente, a democracia é o domínio da maioria através de instituições representativas e baseada no respeito dos limites constitucionais. Isto não quer dizer que tudo possa ser objecto do sistema de voto. Entre as coisas que não se submetem a voto figuram a liberdade religiosa, a liberdade de expressão, a liberdade de associação e outros direitos civis básicos que tornam a política democrática possível e moralmente valiosa. Desde logo, um povo pode votar democraticamente para eliminar estes direitos básicos, mas neste caso a democracia deixaria de ser democracia.

A possibilidade da democrática autodestruição da democracia recorda-nos que a democracia necessita de algo mais que a simples existência de instituições democráticas. Sugeriria a seguinte máxima: a política é na sua grande parte o fim da cultura; no coração da cultura está a moralidade e no centro da moralidade, a religião. Quando se esquece esta máxima, a democracia entendida como domínio da maioria leva à morte da democracia.

CT

3 comentários:

arte disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
arte disse...

No lugar do comentário que eu deixei, está que DP o removeu.Carlos eu não me arrependi do comentário que fiz, mas sim alguém não gostou e retirou-o sem minha autorização.Espero que não tenha sido intencional ou senão vejo-me na obrigação de dizer que aqui há censura.Também espero ouvir algumas explicações do DP. Agostinho (Ag)

Anónimo disse...

Caro Carlos.
Felizmente sou Ateu...graças a Deus.
JC