dezembro 12, 2004

A importância do que se lê

Hoje proponho para reflexão um texto de Aldinida Medeiros:
«"Os prazeres da leitura são múltiplos. Lemos para saber, para compreender, para reflectir. Lemos também pela beleza da linguagem, para nossa emoção, para nossa perturbação. Lemos para compartilhar. Lemos para sonhar e para aprender a sonhar..."; donde podemos concluir que a leitura é imprescindível à vida do ser humano, visto que ela não é apenas um meio de aquisição de informações, mas sim, uma das molas propulsoras do conhecimento, no sentido mais amplo dessa palavra. (...)
Diante de tal afirmação, é premente que afirmemos a necessidade de formarmos bons leitores. Desde a idade mais tenra é necessário estimular boas leituras, propiciar aos leitores obras que lhes abram os horizontes à reflexão. Embora a actualidade não favoreça a isso, pois os livros têm actualmente concorrentes poderosos, que não existiam antes: o cinema, a TV, mais modernamente os "games", o computador, sobretudo a Internet. Usados na medida certa, sem exageros, esses instrumentos de diversão favorecem a formação das crianças, despertando-lhes mais rapidamente atitudes de perspicácia.
Entretanto, o que acontece é que já faz algum tempo que as crianças e adolescentes deixaram totalmente os livros de lado, dedicando-se somente ao mundo eletrónico-cibernético. Nesse caso, estamos há algumas boas décadas criando uma cultura de leitores de massa, de não-leitores, enfim, de pessoas afundadas na cultura de massa, por falta da formação de bons hábitos de leitura.»
ET

Sem comentários: