agosto 26, 2008

Cavalo ou burro - 2



Quando há uns tempos atrás se levantou a questão se era cavalo ou burro, a dúvida manteve-se por um certo tempo até que alguém (alunos) dentro da área de projecto ( Área curricular não disciplinar), se lembrou de lhe pôr um livro à frente e uns óculos e chamar-lhe doutor.Claro que não me opus e até achei a ideia engraçada, sem ofensa.... mas acho até que se adequa com uma certa ironia para a classe politica, para aqueles que se julgam uns letrados e vão fazendo de nós (seus eleitores) burros.
Foi uma volta engraçada que o bicho levou, mas o certo é que se portou muito bem como mascote da turma do 6º A na festa de S. Martinho que se realizou na escola EB 2,3 Mota Pinto.

Post de 16/11/2006
Arte por um Canudo 2

agosto 22, 2008

Cavalo ou burro - 1






Cavalo ou burro?
Não sei não???

A Área de Projecto tem destas coisas!...O tema é a melhor mesa de S. Martinho. O 6º B seleccionou como mascote da turma o cavaleiro Martinho em cima do seu cavalo. Fez-se o projecto e foram seleccionados os materiais para a sua construção, arame como estrutura, revestido a papel de jornal embebido em cola branca misturada com um pouco de água (tipo papel machê).
Passou-se à sua execução e o resultado é o que se vê, em vez do cavalo as parecenças estão mais para o lado de um burro. O problema vai ser: como é que o cavaleiro Martinho vai ter coragem para montar no burro??
Não sei em que é que isto vai dar, mas os alunos do 6º A vão ter que descalçar a bota e arranjar forma de encaixar este burro. Por mais arranjos que se lhe dê nunca vai chegar a cavalo.
Pois aqui começa outro problema e como a área de projecto parte de um problema lá continuamos nós às voltas até arranjar uma solução.


Poste de 30/10/2006
Arte por um Canudo 2

agosto 20, 2008

Fragmentos da Educação



Pinóquio V

Pinóquio que já muito aqui se falou teve na avaliação final a sua recompensa. O sistema acautela os “anti-sociais” e como não tem resposta para os problemas que eles causam, resolve-os desta forma TRANSITANDO-OS ao abrigo duma alínea dum Dec. Lei “especial”. Nem precisou de ser avaliado às disciplinas curriculares. Para o ano vai continuar a sua senda.
Como se está em avaliações, as peripécias do sistema vão sendo contadas pelos Directores de Turma acerca dos seus alunos e dos seus Encarregados de Educação. Uma chamou-me particularmente a atenção até porque faz parte duma turma que tenho. Um outro Pinóquio, que está a despontar, porque começa a ter semelhanças com aquele que já foi referido várias vezes neste blogue, foi apanhado num destes dias com um maço de tabaco e foi-lhe retirado, sendo este entregue a um elemento do Conselho Executivo porque a Directora de Turma não se encontrava na escola. O novo Pinóquio chegou ao Conselho Executivo e exigiu o maço de tabaco dizendo que era de seu irmão. O elemento do Conselho Executivo disse-lhe em tom irónico: só o dou se for à tua mãe! Passados poucos minutos lá estava a mãe (encarregada de educação) a exigir que se desse o maço de tabaco ao filho. Na reunião de avaliação o Director de Turma comunicou que a mãe do referido aluno nunca veio à escola para saber do aproveitamento/comportamento do filho, nem mesmo quando foi convocada com carta registada e aviso de recepção por várias vezes para assinar uns planos de seu filho.
A conclusão é o que todos pensaram e logo atiraram ao Director de Turma: se queres que a mãe venha à escola assinar os papeis, tens que usar uma estratégia semelhante, comunicando à encarregada de educação que foram tirados os cigarros ao filho e que os venha buscar. Pode ser que sim!…e o Director de Turma tenha mais sorte.
Mas ainda bem que nem tudo é assim e que existem fragmentos bem mais positivos que nos enchem de felicidade e nos orgulham de fazer parte desta diversidade do sistema educativo.

Do Arte por um Canudo 2