março 26, 2006

Regionalizar aonde?

Prevê-se que alguns milhares de escolas vão desaparecer, por não ter os dez alunos necessários para se manter. Quem mais vai ter escolas a encerrar será o interior e as suas aldeias. A escola era um equipamento social de que as aldeias dispunham até há bem pouco tempo. Agora, há toda a uma série de processos de descapitalização evidente, que marcam e que, no fundo, agravam, penalizam e castigam a própria zona rural. Primeiro desapareceu o padre, passou a ser um padre para várias aldeias, agora desaparece a escola, em muitos sítios os correios encerraram e ou deixaram de chegar. Também encerram hospitais, maternidades, e outros serviços públicos. Muitas localidades antes servidas pelo caminho-de-ferro também viram desaparecer o comboio. O que resta à aldeia? Nada! Desaparecem os jovens por falta de oportunidades de trabalho, não existe investimento empresarial, o pouco comércio existente vai encerrando e os mais velhos vão ficando desamparados na sua solidão.
Há quem volte a falar na regionalização, mas regionalizar com quê? Regionalizar aonde? Só se for todo o Litoral onde as gentes se concentram, porque o interior ficou desertificado e só resta o vazio.
Este país passou para o Litoral e os sucessivos governos nada fizeram para o evitar…

março 18, 2006

II.º encontro nacional de bloggers na Serra da Estrela é no dia 22 de Abril

Vai já para a sua 2.ª edição. Estou a falar do II.º encontro nacional de bloggers na Serra da Estrela que espera contar com a sua presença. As INSCRIÇÕES devem ser feitas até dia 15 de Abril, para:
luis.silva.75@gmail.com
PROGRAMA
10 horas - Recepção dos participantes, no café Residência,
frente à Câmara Municipal de Seia
10h30 – Saída em visita ao Sabugueiro (aldeia mais alta do País).
Percurso pedestre no local
12h30 – Almoço no Restaurante "Montanha", no Sabugueiro
14h00 – Visita às Lagoas, pistas de ski e Torre
20h00 – Jantar/convívio na Quinta do Crestelo, seguido de
visita ao Museu Nacional do Pão
A SUA PRESENÇA É MUITO IMPORTANTE !!!
Para mais informações visite: http://www.oceanodepalavras.blogspot.com

março 15, 2006

OPA`s

O país está em euforia..A comunicação Social encarrega-se de dar a mensagem. Outra OPA aconteceu depois de à bem pouco tempo ter havido uma que não se sabe bem o que vai dar. Os senhores do dinheiro deliram e jogam os seus trunfos. O próprio PS (contra-senso) está contente por os senhores do capital estarem contentes. PS e capital até jogam e parece estarem a dar-se muito bem. O povo..desse já ninguém se lembra. Estará contente? Beneficiou com as OPA`s? Sentiu a sua qualidade de vida melhorar?
É uma questão de perguntar...
Ag

março 14, 2006

Afinal de que OPA falam eles?

OPA - Operação pública de aquisição.
OPA - veste que é geralmente utilizada pelas irmandades.
OPA - termo que se aplica quando alguém está alcoolicamente bem-disposto ("estás cá com uma OPA").

Luis Silva

março 13, 2006

Não é com borralho que se apagam os fogos

Ouvi hoje durante o dia na radio que o Governo quer colocar professores a tempo inteiro nas Comissões de Protecção de Menores com mais de 150 casos sinalizados. Eu como não sou mecânico, muito menos electricista não me aventuro a fazer qualquer trabalho nessa matéria sob pena de poder a vir a dar cabo daquilo que à partida me incumbiram de resolver, prefiro deixar esse trabalho para pessoas qualificadas nessa matéria, que à partida me resolvem o problema sem causar danos. Com esta incompreensivel decisão do Governo vai passar-se o mesmo, é que os professores não foram formados para sinalizar casos sociais, muito menos para fazerem visitas domiciliárias e análise no local das relações familiares e comunitárias, muito menos para elaborarem relatórios técnicos com substância minima de análise, resolução e encaminhamento correcto de casos sociais, assim como para accionarem os mecanismos legais que envolvem uma actuação deste género de situações-problema. Por outro lado o Governo não pode querer incorporar nas Comissões de Protecção de Crianças e Jovens os professores apenas e só com o intuito de no final do ano poder vir a dizer que este ano houve menos desemprego na classe dos professores, porque não é com borralho que se apagam os fogos. Com todo o respeito que a classe dos professores me merece, acredito que eles próprios sabem que não têm a formação necessária e exigida para o devido acompanhamento dos casos sociais, contudo acredito que isto seja apenas uma pretensão e não vá passar à prática. Exige-se sim é um reforço de Assistentes Sociais, psicólogos e sociólogos...
Luis Silva

março 08, 2006

Que vantagem!

A EDP anuncia lucros na ordem dos 300% e a Comunicação Social faz pompa disso.
Um comentador diz: Que grande vantagem, até o Pato Donald o conseguia...
São os consumidores que o pagam.

É fácil verificar os serviços que a EDP presta ao cliente, todos temos a experiência dos seus serviços prestados e todos sofremos na pele os aumentos que nos impingem.
Podemos recusar?
Não admira que o Pato Donald assim também chegue a bom gestor.

Ag

março 05, 2006

Os sindicatos que se cuidem!

“A ministra deve ouvir as críticas dos sindicatos como um elogio. E deve afastar qualquer ideia de “chegar a um consenso” com aquelas organizações; se o fizer, é porque perdeu. Também não será possível chegar a um entendimento com todos os professores. Como em nada de importante na vida, essa unanimidade nunca se fará. Mas deve estar atenta a muitos professores, pais, cientistas e profissionais que estão disponíveis para pôr em prática esse novo espírito”,
António Barreto in Sábado nº 96.

Estas as declarações de um fazedor de opiniões!
Sindicatos acautelem-se que existe uma nova vaga a favor da não negociação...
O 25 de Abril parece estar a diluir-se mesmo naqueles que dizem que foram a favor dele.

Ag

março 02, 2006

Tirem-nos tudo

Depois das escolas, o Governo está a fazer um estudo para mandar fechar algumas Juntas de Freguesia e algumas extensões de saúde em aldeias com menos de "x" habitantes. Tudo em nome do orçamento. As pessoas que se lixem...Qualquer dia em algumas terras, só teremos como forças vivas, as igrejas e a tasquita lá do sitio.
VIVA A DESERTIFICAÇÃO...
Luis Silva