janeiro 03, 2005

M.E. e as conclusões?

Vi no rodapé do jornal da noite da SIC, que o Ministério da Educação vai criar um grupo de trabalho para acompanhar e apoiar as escolas pior classificadas nos exames nacionais do 12º ano.
Pois é o que os nossos governantes sabem fazer melhor, criar comissões que lhes chamam grupos de trabalho para tudo e no fundo para nada porque os resultados dessas comissões nunca ninguém sabe, pelo menos a quem mais interessaria, que é o povo.
Vem isto a propósito do 1º dia de aulas do 2º período que começa hoje (3 de Janeiro) e logo me fez lembrar a comissão de investigação nomeada pelo governo para averiguar a responsabilidade da incompetência na colocação de professores. Dizia a Ministra da Educação na altura que era uma prioridade do seu ministério apurar as responsabilidades e para isso, foi nomeada a tal comissão de investigação.
Passados quatro a cinco meses sobre essa malfadada colocação de professores, digo, malfadada, porque se atropelaram os direitos de muitíssimos professores que ainda hoje sentem na pele a incompetência de alguém, e apesar de todas as promessas dos nossos governantes, onde estão as conclusões da comissão de investigação? Já não é prioridade de ninguém saber de quem é a responsabilidade?
Pois novos concursos de professores estão para breve e quem sabe os mesmos erros vão ser cometidos… Depois cria-se nova comissão e o ciclo repete-se.
A culpa é que morre sempre solteira….
Ag

8 comentários:

Montellano disse...

O que se passou - e continua a passar - com os professores é uma vergonha nacional!
Não há ninguém que consiga resolver a questão da colocação dos professores. Já não bastava andarem com a "casa às costas", agora arriscam-se a não conseguir a casa!!

Anónimo disse...

Tens razão!O mais ridiculo é que está mesmo para breve o novo concurso de professores e as conclusões do que estava errado no outro ainda não sairam.Pedro Sá

O Micróbio disse...

um bom ano... voltei!

DP disse...

Continuação de um bom ano também para ti Micróbio (Carlos).Pronto para novas infecções?
Ag

Miguel Pinto disse...

Talvez seja melhor começar já a pensar em criar a comissão de acompanhamento desta comissão. Ou não? ;)

Anónimo disse...

Miguel, continuo a dizer que é o que sabem fazer melhor!Haverá alguma razão para isso? Não ficaria descavido comissão sobre comissão.Ag

Anónimo disse...

Parece que as conclusões (algumas) vão ser dadas hoje (dia 06/01/05)não pela Sr. Ministra mas pelo Ministro de Estado.

DP disse...

A ministra achou que "não era interessante" ir ao parlamento, porque através de uma conferência de imprensa com limite estipulado de 5 perguntas, o país ficaria informado. É ridiculo e só mostra a ligeireza e insensibilidade com que os nossos governantes têm para com os seus cidadãos e a forma como tratam a causa pública.Parece-me que a Sr. Ministra nem soube a real dimensão desta incompetência na colocação de professores.Se o soubesse pediria desculpa aos milhares de professores e suas familias que sofreram na pele esta incompetência. Agostinho (Ag)